Buscar
  • Algo Mais

10 dicas para o volta às aulas presenciais

Psicopedagoga da Unit/AL destaca que dividir bem o tempo é essencial para que os estudos sejam mais produtivos


Por Iracema Ferro - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Depois de dois anos de pandemia, com aulas remotas, os estudantes estão retomando a presencialidade em sala de aula. Entrar na nova rotina pode ser desafiador, mas com uma boa dose de organização é possível ter excelentes resultados. É o que explica a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), a psicopedagoga Verônica Wolff.


Para que o estudante possa voltar às aulas de forma presencial, com foco, garra e disciplina, a psicopedagoga dá 10 dicas para que os estudos sejam mais produtivos:


1. Defina um espaço para estudar, de preferência em um ambiente claro e arejado.


2. Defina horários na sua nova rotina para estudar, se alimentar, de lazer e, principalmente, de sono.


3. Divida as disciplinas que você está fazendo por dia para estudar ou por turno. Não queira estudar várias ao mesmo tempo. Esta organização e divisão de tempo é fundamental para o sucesso.


4. O ideal é dedicar duas horas de estudos por dia para cada disciplina.


5. Organize o espaço de estudo com o material que vai estudar. Não deixe o ambiente bagunçado. Bagunça deixará você sem saber por onde começar.


6. Organize uma agenda das prioridades do dia, isso inclui todas as atividades, independente de ser de estudo ou não. Isso vai fazer você saber por onde começar.


7. Na hora do estudo, deixe o celular de lado. Se concentre nas duas horas de estudo. Depois você terá tempo para olhar as redes sociais.


8. Procure não acumular tarefas. A procrastinação é uma inimiga na hora dos estudos. Material organizado e agenda com as datas de entrega é o melhor caminho.


9. Procure não passar a madrugada estudando. Organize um tempo para que possa dormir bem a fim de que no outro dia suas energias estejam revigoradas.


10. Bom sono, uma alimentação adequada e exercícios físicos junto com uma organização e divisão das tarefas vão fazer você se sentir seguro e, com certeza, teremos ótimos resultados.