Buscar
  • Algo Mais

Conheça o cemitério vertical de AL

Ecomemorial se destaca com duas propostas de assistência funeral completa que incluem jazigo e acesso viário facilitado


Por Mariana Lima - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Com poucos meses de atuação, a proposta ecológica do cemitério vertical Ecomemorial conquistou espaço nos planos para o futuro das famílias alagoanas quanto a facilitar o processo de despedida de entes queridos. Com propostas de assistência funeral completas como o Eco Solução e, ainda, o tradicional jazigo das famílias com o Ecopremium, o Ecomemorial se destaca por já englobar o jazigo nas mensalidades, sem surpresas aos clientes em um momento tão delicado.


O conceito de cemitério vertical é aquele no qual os sepultamentos são feitos em lóculos (gavetas) e os restos mortais transferidos para ossuários para o descanso eterno. Tais estruturas são organizadas em quatro pavimentos em um suporte de steel frame (aço), a partir do chão - o solo não é cavado em um cemitério vertical.


O sepultamento é feito nas gavetas de fibra de vidro, na qual dois pequenos canos sugam todos os gases e substâncias da decomposição para uma estação de tratamento, onde ficam isolados até a completa evaporação. Este processo é monitorado por um software que controla as variáveis de temperatura, umidade e pressão. Toda canalização é subterrânea e o piso feito em placas cimentícias. Findo esse processo, os restos mortais são colocados em descanso eterno no ossuário, onde família e amigos podem prestar suas homenagens.


Quanto à possibilidade de ter o tradicional jazigo da família no cemitério vertical, o Ecopremium permite que a família tenha seu próprio lóculo com os ossuários. Além disso, pode, ainda, escolher um local específico, dentre o espaço reservado, para melhor atender demandas de acesso, proximidade à natureza ou, até mesmo, melhor disposição em relação à luz do sol.


Colapso em Maceió


A instalação do Ecomemorial em Alagoas vem atender a uma demanda da sociedade diante da falta de vagas para sepultamentos em Maceió, com os cemitérios públicos quase em colapso e a falta de jazigos disponíveis para venda nos cemitérios privados. A pandemia de Covid-19 apenas acelerou mais este fato.


A própria abertura de novos cemitérios no modelo tradicional encontra algumas barreiras nas cidades, pois é necessário um grande terreno, longe de lençóis freáticos e em constante observação para evitar a contaminação do solo por substâncias resultantes da decomposição. Enquanto isso, em um cemitério vertical, o solo sequer é cavado.


Assistência funeral


O Eco Solução consiste em assistência em todo o processo, desde salas de apoio para velório até o sepultamento, com urna e jazigo inclusos. Ele abrange um nicho e dois ossuários, onde podem constar o titular e mais 10 ascendentes ou descendentes, mediante mensalidade de R$ 59,90 para toda a família.


O Eco Solução Premium avança um pouco mais na proposta de assistência funerária completa, com manutenção mensal pela equipe do cemitério, traslado e preparação do corpo, urna e coroa de flores premium, aluguel da capela central do Ecomemorial e taxa de sepultamento. Todos esses serviços podem ser acessados, para ascendentes e descendentes, através de mensalidades de R$ 99,90 por mês.


Os familiares que optarem por se despedir de entes queridos no Ecomemorial têm à disposição toda uma estrutura de apoio no local, que conta com salas confortáveis para velório, floricultura, segurança 24 horas, amplo estacionamento e acesso facilitado, já que o Ecomemorial está situado à beira da Rodovia Dr. Ib Gatto Falcão (AL-101 Sul), a 15 minutos do Centro de Maceió, no caminho para Marechal Deodoro, com acesso facilitado também pela pista do Polo Multifabril.