top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlgo Mais

Ações para bem-estar corporativo

A alta rotatividade impede que o colaborador cresça profissionalmente e siga carreira dentro da empresa


Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Manter o colaborador motivado passou a ser uma preocupação para diversos setores comerciais. As empresas passaram a utilizar estratégias que vão além de um bom salário e de um ambiente de trabalho agradável. Elas investiram em serviços corporativos que ajudam a melhorar a qualidade de vida do profissional dentro e fora do trabalho, como plano de saúde, totalpass e vale-alimentação.


Segundo a pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, que é especializada em soluções de talentos e consultoria de negócios no mundo, 40% das empresas fizeram mudanças na política de RH no último ano. Isso aconteceu porque há uma procura cada vez maior por parte dos candidatos por vagas que ofereçam benefícios robustos.


“As empresas passaram a entender que além do lado financeiro, existe o salário emocional, que é um pacote de benefícios que eles podem utilizar para cuidar do corpo e da mente, seja em academia, acompanhamento nutricional ou até mesmo um psicólogo. Isso demonstra que a empresa tem preocupação com seus profissionais e se mostra disposta a auxiliá-los”, reforça o empresário e consultor de gestão Fabiano Azevedo.


Neste mundo corporativo, onde existe a escassez de pessoas talentosas no mercado de trabalho, alguns fatores contribuem para o aumento da rotatividade. Um deles é o constante assédio que os profissionais sofrem de empresas concorrentes. Além disso, uma parcela dos colaboradores estão sempre buscando algo novo e diferente, isso impossibilita que eles cresçam profissionalmente dentro das empresas, não dando tempo de amadurecer.


A alta rotatividade traz prejuízos diretos e indiretos para a empresa, como gastos com desligamentos, novos treinamentos, perda de produtividade e competitividade no mercado. “Isso pode pôr em risco a segurança da empresa em relação a contração desses colaboradores. Uma dica importante para conhecer o perfil do colaborador antes da contratação é identificar no currículo se ele já passou por muitas empresas em curto período de tempo”, indica o empresário.


Os benefícios corporativos variam de uma organização para outra. Na VR Benefícios, empresa que proporciona facilidade e segurança aos colaboradores dos seus parceiros, os serviços mais buscados são: plano de saúde, vale-alimentação ou vale-refeição, auxílio-creche, vale-combustível, cestas básicas, auxílio atividade física e bem-estar e auxílio home-office, que visa conceder melhor infraestrutura aos colaboradores que executam as modalidades de trabalho remoto.

Comments


bottom of page