top of page
Buscar
Foto do escritorAlgo Mais

Conexão Voluntariguá

Atualizado: 6 de set.

Conexão Voluntariguá incentiva colaboradores da empresa a participarem de ações voluntárias que impactam positivamente comunidades do agreste alagoano


Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria


O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, foi o marco escolhido pela Iguá Saneamento – através da operação Agreste Saneamento, para celebrar mais um ano do programa Voluntariguá em Alagoas. Passados três anos desde sua criação, a iniciativa já acumulou em seis estados brasileiros, mais de 7 mil horas de trabalho e contou com mais de 6 mil participações voluntárias. Esses resultados refletem o compromisso da Iguá – uma das principais empresas privadas do setor de saneamento - com a responsabilidade social, um dos pilares estratégicos de sua atuação.


Em Arapiraca, a Agreste Saneamento promove, entre os dias 26 e 29 de agosto, mais uma edição do "Conexão Voluntariguá", com diversas ações sociais para estimular o engajamento dos colaboradores da empresa a participarem de projetos que visam contribuir com a educação, preservação do meio ambiente e redução das desigualdades nas comunidades mais vulneráveis do Agreste alagoano.


“O programa é uma oportunidade para os colaboradores exercerem o voluntariado, expandindo a atuação da Agreste Saneamento para além da prestação de serviços de tratamento de água", ressalta Ângela Lins, diretora-geral da Agreste Saneamento.


Nesta segunda edição, o programa do Conexão Voluntariguá na cidade de Arapiraca abrange visitas educativas dentro da Estação de Tratamento de Água do município, encontro com um grupo de idosos no SESC, visita da Escola Estadual José Enoque de Barros à Estação e palestras sobre “Descarte de Resíduos” com alunos da escola de ensino fundamental, Lindinalva Eulália.


“Ao longo desta semana, a Agreste Saneamento e seus colaboradores reafirmam o compromisso com a responsabilidade social. Será um momento de integração com a comunidade ao compartilhar histórias e experiências sobre a importância da água na vida de cada família que habita no nosso agreste alagoano”, destaca Ângela Lins.


“Entendemos que o saneamento básico vai muito além do serviço de água e esgoto; trata-se de uma questão de dignidade humana. O Voluntariguá reflete essa visão. Ao engajar nossos colaboradores em ações voluntárias, estamos não apenas transformando comunidades, mas também promovendo a cidadania e o bem-estar”, comenta João Roberto Rocha Moraes, diretor Institucional e de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.


Sobre a Agreste Saneamento: Há mais de 12 anos em Alagoas, a Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), através de uma Parceria Público-Privada (PPP), para captar, aduzir e tratar água, duplicando a capacidade de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando cerca de 400 mil pessoas. Ao longo deste período, a Agreste Saneamento vem se destacando pela qualidade na prestação do serviço, marca empregadora, contribuição ativa para a preservação do meio ambiente, ações sociais junto às comunidades, credibilidade institucional e bem-estar dos seus colaboradores. Com base no DNA sustentabilidade, desenvolve projetos e ações como a utilização do lodo de ETA para fabricação de tijolos e a destinação das geobags para agricultores da região. Eleita por 7 vezes consecutivas como uma das melhores empresas para se trabalhar, com destaque no ranking regional em Alagoas pelos anos de 2018, 2022, 2023 e 2024, a Agreste coleciona diversos prêmios. Eleita em 2020 como case de sucesso pelo Instituto Trata Brasil, em 2018 adquirindo o Troféu Alagoas Verde pelo IMA – Instituto Meio Ambiente AL, foi premiada pela ABES em 2022 com o Projeto Monitoramento de Energia ativa e reativa no PNQS 2022 – PEOS (Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental) e 2023 com o Projeto Gestão de Pessoas PNQS 2023 – IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental). Além disso foi agraciada e reconhecida pela ABCON com dois projetos nas categorias: Inovação e Técnica (2022).

Comments


bottom of page