top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlgo Mais

Empreendedorismo Feminino

Empresárias alagoanas aprimoram atendimento, organização, logística, planejamento e vendas e tornam os seus negócios mais rentáveis


Por Iracema Ferro - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Mais do que ter uma boa ideia na cabeça e aprender os meios de colocá-la em prática, empreender não é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário conhecer o mercado, buscar diferenciais competitivos para o seu produto ou serviço e entender todos os pormenores para tornar seu negócio rentável. No caso do Empreendedorismo Feminino, celebrado nacionalmente no último dia 19, os desafios se somam às dificuldades para conciliar responsabilidades, delegar tarefas, obter apoio familiar, entre outros.


Parece uma missão complicada, mas ela pode ser mais segura se a empreendedora encontrar uma consultoria com expertise para orientar e apoiá-la neste percurso do empreendedorismo. O Instituto Euvaldo Lodi em Alagoas (IEL/AL) possui um Núcleo de Inovação e Pesquisa com consultores especializados e ampla competência para tornar este caminho mais claro, seguro e lucrativo.


Empreendedora há nove anos, Marina Ferro, da marca alagoana especializada em Tie-Dye Marina Ferro Handmade, foi uma das empresárias que apostou na consultoria do IEL/AL, dentro do Programa Avança + Indústria - uma parceria entre o Sebrae/AL e a FIEA - para entender melhor o mercado e empreender de forma a tornar sua marca mais inovadora, lucrativa e sustentável.


“A consultoria do IEL/AL foi um verdadeiro divisor de águas para o nosso empreendimento. Através dela, conseguimos enxergar várias demandas necessárias para a melhoria da empresa em todas as áreas. A consultoria de inovação abriu nosso olhar para algumas questões específicas que estávamos precisando. Desde processos internos, como produção e financeiro, até nossas metas futuras. Sempre indico a equipe do IEL/AL para quem quer ter sucesso no empreendedorismo, sobretudo o feminino”, assinala.


Quem também aproveitou os benefícios da consultoria do IEL, também no âmbito do Avança + Indústria, foi a empresária Cil Oliveira, da Coolture. Designer de acessórios, ela resolveu empreender há 14 anos atendendo, em especial, o público feminino. A empresária relata que nos últimos cinco anos a empresa passou por mudanças estruturais que trouxeram uma roupagem mais profissional, com maior estabilização da marca e, também, melhor entendimento de organização e logística, desde o setor de desenvolvimento e produção de coleções até o planejamento, execução de vendas e prospecção.


“Há quase seis meses passamos a receber o apoio do IEL/AL por meio de consultorias que foram de suma importância para melhorias em todos os processos internos da empresa, onde conseguimos amadurecer nosso plano de negócios, conhecer melhor nosso nicho de mercado, definir estratégias que possibilitem atingir nossas metas de curto, médio e longo prazos, bem como, nos instigou a buscar novos conhecimentos que certamente irão trazer grandes benefícios em nossos projetos”, revela.


De acordo com a coordenadora de Inovação e Pesquisa do IEL/AL, Eliana Sá, a consultoria de gestão da inovação cria planejamentos personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa. “Promovemos a inovação, transformação digital, aumento da produtividade e diminuição de desperdícios. Durante a consultoria identificamos as mudanças que podem ser implementadas dentro da empresa, como gerenciar este processo de mudança, tanto de produto quanto das atividades internas, processos administrativos e de produção, o modelo organizacional e o marketing”, detalha.


Neste processo, os consultores trabalham com uma caixa de ferramentas que são adequadas à realidade de cada empresa. Um exemplo disso é o Scamper, uma ferramenta utilizada para potencializar um produto, serviço ou processo já existente em uma empresa e conhecer as oportunidades de melhorias. Em outros momentos, a consultoria do IEL/AL ajuda os empreendedores a entender quem são os seus clientes, quem são as pessoas que eles querem atender e, a partir daí, são traçadas as ações que agregam valor ao produto/serviço ofertado.


“A consultoria do IEL/AL faz um amplo estudo sobre o empreendimento, usa ferramentas adequadas a cada empresa para identificar o que pode passar por inovação, auxilia no plano de inovação e ajuda a colocar em prática todo o planejamento traçado”, destaca Eliana Sá. Ela reforça, ainda, que o IEL/AL trabalha com o conceito ampliado, onde a inovação se estabelece a partir das novidades introduzidas na empresa.

bottom of page