Buscar
  • Algo Mais

Educação financeira

Especialista da Sicredi Expansão dá dicas para quem deseja colocar as finanças em ordem


Por Algo Mais Consultoria e Assessoria


Uma organização financeira pode proporcionar diversos benefícios para quem a integra e, entre eles, está a realização de sonhos, seja a quitação de dívidas, o planejamento de uma viagem ou até mesmo a compra de um item de valor, a exemplo da casa própria ou de um automóvel. E, para quem precisa de ajuda para reorganizar os gastos, o gerente de investimentos da Sicredi Expansão, Rogério Pereira, compartilha algumas dicas.


O especialista afirma que uma pessoa que deseja iniciar a educação financeira deve saber que a prática da disciplina e do comprometimento são fundamentais para que seja feito um bom uso do valor conquistado todos os meses.


“Será necessário colocar tudo na ponta do lápis e identificar quais gastos são associados à sobrevivência e quais foram adquiridos por consumismo, estes devem ser os primeiros a serem eliminados”, afirma.


Ele também frisa que quem deseja reorganizar as contas não precisa deixar de lado o lazer. Uma forma de fazer programas que não geram muitos gastos é frequentar lugares que são administrados por órgãos públicos, como parques, praias, museus e festejos gratuitos.


Ao se tratar da compra de mantimentos, o gerente de investimentos diz que uma opção para baratear as contas é adquirir produtos de marcas com preços mais acessíveis e que atendam a esse consumidor.


Se, a partir das mudanças feitas, algum valor sobrar ao final do mês, Rogério indica o hábito de investir esse dinheiro, a fim de que o indivíduo passe a ter mais segurança financeira.


“A poupança é um bom começo para quem deseja guardar dinheiro. No entanto, o mercado possui outros meios para investir com segurança, como, por exemplo, os produtos de renda fixa, que estão associados a índices mais conservadores e que proporcionam maior grau de certeza de retorno”, conta.


Para saber se você deve se reeducar financeiramente, o gerente de investimentos cita alguns sinais que podem indicar a urgência em se reorganizar: “Quando, antes mesmo de terminar o mês, a pessoa já não possuir recursos para suprir as necessidades básicas do dia a dia e, com isso acaba gastando o salário do mês seguinte, com o uso de cartão de crédito e outros meios”, frisa.


A instituição financeira cooperativa Sicredi Expansão desenvolve o programa Cooperação na Ponta do Lápis, que ajuda a disseminar informações sobre educação financeira para que as pessoas possam ter uma relação mais consciente com os próprios ganhos. Através desse programa, a Sicredi Expansão promove palestras e oficinas, não apenas para associados da instituição, como para toda a comunidade.