Buscar
  • Algo Mais

Estágio e os futuros profissionais

Atualizado: Set 24

Saber trabalhar em equipe, ser proativo e organizado são as principais características de um bom estagiário


Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Os jovens que buscam sucesso na carreira veem no estágio a oportunidade ideal para desenvolver experiências e colocar em prática suas habilidades. Para muitos que estão na faculdade e no ensino médio, essa etapa representa a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Em alusão ao Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) vai contar histórias inspiracionais de estudantes e profissionais que iniciaram sua carreira através do seu Programa de Estágio.


De acordo com Fernanda Lira, representante do IEL em Arapiraca, o estágio é uma excelente oportunidade para o estudante conhecer um pouco mais sobre a sua área de atuação, sendo o momento de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o período . Outro ponto importante é que o estágio permite que o aluno possa conhecer as ramificações de cada profissão.


É o caso da jovem Suian Nunes, de 23 anos, que está no 8º período do curso de Enfermagem. Ela foi selecionada pelo IEL/AL para preencher uma das vagas disponíveis na Unimed Arapiraca. Faltando menos de um ano para concluir sua formação, a futura enfermeira ressalta como está sendo importante o contato com profissionais experientes na área da saúde.


“Por meio do estágio, eu consegui adquirir bastante aprendizagem na área da Enfermagem, principalmente na Atenção Básica. O contato com os excelentes profissionais da Unimed Arapiraca nos ajuda a compartilhar informações e pôr em prática toda a parte teórica que aprendemos no curso. Quando concluir a faculdade, toda essa experiência vai servir muito para o meu currículo”, destaca.


Fazer acontecer


Depois de conquistar a tão sonhada vaga de estágio, o desafio está nas mãos dos estudantes. É necessário que eles estejam atentos a alguns aspectos para começar a trilhar o caminho com o pé direito. “Na minha visão de estagiária, temos que ser proativos, organizados, querer se envolver nos projetos e saber trabalhar em equipe. Todas essas qualidades devem ser essenciais para ser um destaque dentro da empresa”, concluiu Suian Nunes.


O período de estágio tanto é importante para a empresa, que aproveita os conhecimentos já adquiridos pelos jovens e seu potencial inovador, quanto para os estudantes, que aprimoram seus conhecimentos e criam a bagagem necessária para atuar no cargo pretendido no contato com a prática profissional.


“As empresas conhecem o mercado e compreendem a dificuldade de encontrar um profissional pronto. Nós temos vários casos de estagiários que foram efetivados após o período de estágio. A busca dos jovens por conhecimento e a iniciativa em colocá-los em prática demonstram seus esforços pelo crescimento profissional”, ressalta Fernanda Lira.


Programa de Estágio IEL/AL


Classificado como um dos melhores do Brasil nesta interação entre escola-empresa, o IEL/AL segue a Lei do Estágio, que determina que o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, seja aplicado aos estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, técnico, médio e dos anos finais do Ensino Fundamental.

Para concorrer às vagas de estágio, os candidatos devem realizar o cadastro pelo site sne.iel.org.br/al, informar seus dados pessoais e escolares (curso, período e o ano letivo). Além disso, é importante preencher se tem algum conhecimento específico: na área de informática, por exemplo, se tem familiaridade com ferramentas como Word, Excel, Photoshop, Coreldraw, dentre outros.