top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlgo Mais

Estreia Casa Nordestesse

A iniciativa é uma vitrine que aproxima o público de marcas autorais nordestinas


Por Algo Mais Consultoria e Assessoria


A moda e o design autoral feitos por marcas nordestinas e que expressam a regionalidade através de uma releitura moderna serão destaque neste verão no Parque Shopping Maceió. A Casa Nordestesse, espaço itinerante que reúne peças de roupas e artigos de decoração - inclusive de marcas alagoanas -, inaugura no shopping nesta sexta-feira (05).


Criado em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, o projeto tem como proposta aproximar turistas e locais de marcas que expressam em suas peças a regionalidade nordestina de forma criativa, ao unirem tradição, arte e contemporaneidade. São peças exclusivas de 17 estilistas e designers vindos de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte que podem ser conferidas até o dia 5 de fevereiro.


“Fico muito feliz em começar o ano desta forma, dando a oportunidade de projeção a estilistas e designers nordestinos extremamente talentosos, mas ainda pouco conhecidos fora de suas cidades. Outra alegria é ter a presença da Foz, marca do maceioense Antônio Castro que foi destaque no SPFW e do designer Rodrigo Ambrósio. Com esse projeto, o Parque Shopping Maceió abraça a moda, o design e o artesanato nordestino e oferece a turistas e maceioenses uma oportunidade única de conhecer o melhor da nossa produção autoral”, afirma Daniela Falcão, CEO do Nordestesse.


Além de dar espaço às peças de estilistas e designers, artesãos que fazem parte do Alagoas Feita à Mão, projeto do governo de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), que apoia mais de 17 mil artesãos alagoanos, também terão as suas peças expostas ao público e estarão presentes na Casa Nordestesse. A cada semana, mestres convidados estarão no local para contar suas histórias, seus processos criativos e de inspiração. “A Casa Nordestesse em Alagoas é uma oportunidade única para que nossos valorosos artesãos possam apresentar o seu trabalho. O Alagoas Feita à Mão, que tem por objetivo fomentar o artesanato, será representado por 8 artesãos que foram selecionados pela curadoria da talentosa Daniela Falcão”, conta Caroline Balbino, secretária da SERFI.


Outra presença especial para a cultura do estado, na Casa Nordestesse, será a do artista alagoano, designer e pesquisador da cultura brasileira, Rodrigo Ambrósio, que terá três peças exclusivas expostas no espaço e que estarão à venda sob encomenda. Rodrigo possui um estúdio entre as lagoas Mundaú e Manguaba e vem se destacando no cenário da moda e design nacional e internacional por meio da disposição de acervo permanente no Museu de Arte Moderna de São Paulo e por constar no livro-referência “A Labour of Love” de Li Edelkoort.


“Fazer parte desse movimento, que é a Casa Nordestesse, é muito gratificante e todas as vezes que os espaços aparecem, eu procuro fazer jus ao território que nasci. Esses movimentos de fortalecimento são importantes para a perpetuação dos saberes”, frisa Ambrósio.


Para Fernanda Studart, gerente de marketing do Parque Shopping Maceió, “já temos em nossa premissa o apoio à cultura e ao entretenimento, então é muito especial receber a Casa Nordestesse neste momento tão especial para o shopping. É muito gratificante estar apoiando, mais uma vez, a produção criativa do Nordeste”, conta ela. E para oferecer ainda mais visibilidade ao projeto e proporcionar novas experiências a turistas hospedados em 26 hotéis da cidade, o Parque Shopping disponibiliza um ônibus chancelado pela Nordestesse e com estampa da Foz, que os levam gratuitamente até o shopping para que visitem o tourist point, desta vez localizado, dentro da Casa Nordestesse, além de outras atrações do mall.


As 17 marcas e designers que fazem parte da curadoria da Casa Nordestesse estarão presentes na temporada de Maceió. E entre elas, oito são marcas alagoanas: Foz, que foi destaque no SPFW e é conhecida por criar looks contemporâneos com renda filé, bordado boa-noite e rendendê; Casa Lado Be, que usa estamparia artesanal e sem gênero definido; Alina Amaral, que busca desconstruir o bordado ao oferecer assimetria e volumes disformes; Aline Angeli, de cerâmica feita com barro e queimada em forno artesanal, que usa formas rústicas; Manu, que transforma paixão em arte, através do crochê com estilo praiano cosmopolita; Mareu, que revela uma elegância artesanal por meio da renda singeleza; Nord, que dispõe de modelos de óculos feitos à mão com madeira e materiais naturais; e Petrucia Lopes e Inbordal, que inova nas modelagens e composição de cores com a renda filé.


Já os 8 artesãos do Alagoas Feita à Mão, que irão se revezar e estarão presentes no projeto, serão: Artesã Aline Cajú, Nena de Capela, Bordeliê, Fulô.A, Artesã Camille, La Gaveta, Estação Cangaço e Mimos de Dona Peró.


Haverá, ainda, a presença de marcas de outros estados do Nordeste na temporada em Maceió, como: SUE (BA); George Azevedo Art (RN); Dali (RN); MB Conceito (BA); Lu Madre (PE); Elipê Tapecaria (PE); Carambola (PE); Moa (PE) e Proa (PE).

bottom of page