top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlgo Mais

Pesquisa de mercado: por que fazer?

IEL/AL tem consultorias específicas para orientar o empresário a entender as novas demandas do consumidor e as tendência do seu segmento


Por Iracema Ferro - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Para demandas e desafios diferentes, soluções totalmente personalizadas. Com esta filosofia, o Núcleo de Inovação e Pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi Alagoas (IEL/AL) tem soluções em pesquisa de mercado e consultorias específicas para ajudar o empresário a entender o que os consumidores procuram e quais são as tendências do seu segmento de mercado. Para isso, uma equipe especializada e multiprofissional utiliza ferramentas adequadas para levantar as informações necessárias e, assim, possibilitar ao empreendedor tomar decisões assertivas, levando sucesso e prosperidade para a empresa.


O IEL/AL oferece pesquisas industriais contínuas e pesquisas on demand. A coordenadora de Inovação e Pesquisa do IEL/AL, Eliana Sá, destaca que as pesquisas industriais contínuas têm como objetivo consolidar um data base com foco na indústria alagoana e brasileira, a partir das pesquisas de indicadores, panorama macroeconômico, sondagens e investimentos, que permitam o monitoramento do comportamento do setor industrial alagoano e sua comparabilidade com os demais estados, além da geração de produtos de inteligência, como relatórios e análises.


“Em se tratando de pesquisas industriais contínuas produzimos Pesquisa de Indicadores de Desempenho Industrial, Panorama Macroeconômico, Sondagem Industrial CNI, Sondagem Industrial Especial CNI, Sondagem da Construção CNI, Análise da Sondagem da Construção - Resultados de Alagoas, Investimentos na Indústria CNI e Investimentos na Indústria CNI - Análise de Alagoas”, enumera a coordenadora.


Já as pesquisas On demand tem como objetivos gerais realizar pesquisas setoriais (perfis e diagnósticos), empresariais (satisfação, clima, preço, concorrência e comportamento do consumidor) e desenvolver cenários tendo como clientes o mercado alagoano em geral e, em especial, o setor industrial e parceiros institucionais, como Sesi e Senai.


No caso das pesquisas on demand, que são aquelas sob demandas e totalmente personalizadas, o IEL/AL oferece os levantamentos setoriais, com coleta de dados e análises de questões específicas envolvendo um segmento da economia; e pesquisas empresariais, desde satisfação dos clientes, clima organizacional, comportamento do consumidor, preços, análise de concorrência, cenários prospectivos até cool hunting.


“As soluções do IEL/AL permitem aos empresários oferecer produtos que têm como base a informação qualificada e confiável, por meio de pesquisas on demand, no âmbito da empresa ou do seu segmento econômico. Buscamos estimular a cultura da tomada de decisões assertivas, baseadas em relatórios de inteligência, a partir da geração e utilização de dados e informações, além de elaborarmos e disponibilizarmos continuamente dados e informações sobre o setor industrial, imprescindíveis na formulação de políticas públicas de desenvolvimento e na defesa de interesses dos vários segmentos industriais, e que dão robustez ao processo decisório industrial”, assinala Eliana Sá.

bottom of page