Buscar
  • Algo Mais

Programa "A União Faz a Vida" em Pilar

Programa A União Faz a Vida beneficia mais de 350 crianças e jovens do município


Por Carol Amorim - Algo Mais Consultoria e Assessoria


Para manter o compromisso de difundir a cultura da cooperação entre crianças e jovens, será realizada nesta quarta-feira, 23, mais uma etapa do Programa A União Faz A Vida (PUFV), iniciativa da Sicredi Expansão, no município de Pilar. O programa educacional foi implantado na cidade no ano passado e beneficia mais de 350 crianças e jovens.


O objetivo é unir a comunidade, composta por educadores e familiares, para estimular a curiosidade e o protagonismo das crianças e adolescentes, a fim de que sejam desenvolvidos projetos educacionais cooperativos. A iniciativa beneficia os estudantes dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Educação Básica Professora Jacy da Costa Ayres.


Nesta quarta, haverá um encontro entre a equipe do PUFV e 17 professores da instituição de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na sede da instituição escolar. “A ação contará com a presença da assessora pedagógica Fabiana Pinto, que se reunirá com o coordenador local do município, Steofanes Alves Candido, e professores da instituição. O encontro abordará o tema ‘Reflexões sobre práticas pedagógicas com os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos’”, detalha Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi Expansão.


O primeiro encontro entre a equipe do PUFV e os professores da escola aconteceu em 4 de novembro e abordou os temas: Histórico das Pedagogias Ativas, Apresentação do Programa, A Importância dos Territórios Educativos e Valorização dos Saberes Comunitários.


O PUFV é a principal iniciativa de responsabilidade social do sistema cooperativo Sicredi e conta com metodologia própria, se baseando no currículo escolar e em alinhamento com o 5º e o 7º princípios do Cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.


Atuante há mais de 25 anos, o programa já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 47 cidades de 12 estados brasileiros. Em Alagoas, o PUFV é executado por meio de uma parceria entre a Sicredi Expansão e a Prefeitura de Pilar.


Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).


*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram| Twitter | LinkedIn | YouTube