top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlgo Mais

JA: despertando sonhos

Projeto tem como objetivo levar o empreendedorismo e o empoderamento econômico para estudantes de escolas da rede pública


Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria


A escolha da profissão parece ser algo muito natural para algumas pessoas, mas esta não é a realidade da maioria dos jovens brasileiros, que carregam a angústia e incertezas no momento de decidir qual carreira seguir. Em Alagoas, a Junior Achievement (JA) se depara com alguns casos semelhantes, e dentro da sala de aula vem auxiliando os estudantes a definirem com firmeza o futuro, seja na escolha do curso ou através do empreendedorismo.


Ao longo de 18 anos de atuação em Alagoas, a JA mudou a história de muitos jovens e um deles é a da própria Diretora Executiva do projeto no estado, Patrícia Macedo, que em 2005, como aluna da escola da rede pública, teve o primeiro contato com as ações do JA e pôde absorver conhecimentos que lhe ajudaram a conquistar o sucesso profissional.


Após participar do “Miniempresa”, programa que fomenta o empreendedorismo na juventude, Patrícia Macedo largou o desejo de cursar Meteorologia para se formar em Administração, ao mesmo tempo que começou a empreender.


“A JA foi uma peça chave na minha vida profissional, me ajudando no direcionamento de carreira e me levando a descobrir o meu perfil profissional, me tornando bacharel em Administração. Atualmente, tenho um ateliê de moda infantil personalizada e estou como Diretora Executiva da JA Alagoas, onde tenho como propósito levar o empreendedorismo e o empoderamento econômico para o máximo de jovens, para que eles tenham a oportunidade de buscar um futuro mais próspero”, ressalta Patrícia Macedo.


Segundo dados coletados com mais de 10 mil vestibulandos pela Universidade Positivo, pelo menos 30% dos jovens sentem dificuldade em escolher qual profissão exercer no futuro. A pesquisa mostra ainda que 46% dos estudantes do Ensino Médio escolhem o curso superior com a expectativa de que, ao concluir a graduação, consigam um emprego e que 35% dos vestibulandos optam pelo curso para realizar um objetivo pessoal. Ter um bom salário aparece em terceiro lugar, com 15% das respostas.


“Os jovens que não sabem ou têm dúvidas sobre qual caminho seguir profissionalmente, eu recomendo que façam testes vocacionais e vejam quais carreiras se encaixam no seu perfil. Que escolham fazer o que realmente gostam. Encontrar a felicidade no trabalho é um ganho na qualidade de vida. Corram atrás dos seus objetivos, sejam proativos, busquem conhecimentos que os resultados positivos vem”, indica a diretora Executiva do JA Alagoas.


Sobre a Junior Achievement (JA)


Possuindo unidades em mais de 100 países e atuando há 40 anos no Brasil, a Junior Achievement está presente em Alagoas desde 2005, oferecendo aprendizado prático e imersivo, que contribui com a permanência de jovens alagoanos nas escolas. O projeto desenvolve trabalhos sobre educação financeira, empreendedorismo, mercado de trabalho e cidadania. Ao utilizar a metodologia “aprender-fazendo”, os alunos beneficiados pelas atividades da organização se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, resultando, assim, em uma melhor e mais duradoura compreensão.


Como se inscrever


As escolas interessadas em levar os projetos da JA para sua unidade educacional podem entrar em contato pelo e-mail jaal@jaal.org.br ou pelos telefones, 82 98882-2081/ 82 3223 -8874. A organização do projeto irá marcar uma reunião para o alinhamento das ações a serem realizadas nas escolas.

Comments


bottom of page