Buscar
  • Luana Nunes

Cuidados com a saúde feminina

Atualizado: há 2 dias

Projeto precisa de absorventes, sabonetes e papel higiênico e alerta sobre a importância da higienização na saúde preventiva da mulher


A cada mês, o Projeto Menstruação Solidária promove uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal feminina, como absorventes, sabonete íntimo e papel higiênico, para distribuição de kits a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação visa promover o bem-estar e o desenvolvimento social delas, apresentando um serviço individualizado com orientação socioeducativa e, neste mês, fará as entregas entre 28 e 30 de abril.


A higiene íntima feminina precisa estar na rotina de cuidados diários, pois é a principal forma de prevenir infecções e manter a saúde da mulher em dia. O projeto que mensalmente fornece kits com produtos essenciais, também conta com uma orientação quanto à importância deste cuidado e informação para combater os tabus que ainda envolvem o tema, explica a idealizadora do projeto, jurista e perita judicial ambiental, Kamila Neri.


“É de grande valia esse olhar crítico e, ao mesmo tempo, caridoso para a saúde feminina em relação ao período menstrual. Estamos minimizando um problema agora, mas nossa proposta é chamar a atenção dos poderes legislativo e executivo quanto à questão da saúde da mulher, até que surjam políticas públicas para tais entregas, seja no Sistema Único de Saúde, seja em escolas”, explicou.


Saiba como contribuir


Além de produtos de higiene, o Projeto Menstruação Solidária também busca parceiros que contribuam com a logística para a entrega dos kits arrecadados, tanto na logística de transporte, como no combustível.

As doações podem ser entregues, ao longo de cada mês, em quatro pontos de Maceió:

  • na Serraria: Galeria San Nicolas, na loja Koli;

  • no Farol: Rua Desportista Barros, 135, Pitanguinha, após a igreja Católica;

  • Ponta Verde: Avenida Dr. Antônio Gouveia, Edifício Studio, 413, Apto 305;

  • Praia da Avenida: Av Assis Chateaubriand, 2998, Edifício Assis Chateaubriand, apto 705.

O material arrecadado é entregue a cada final de mês a mulheres em situação de rua, comunidades carentes e ONGs da Região Metropolitana de Maceió. Para mais informações, pelo telefone (82) 98140-6736 ou pelos perfis no Instagram @mensoloficial e @peritakamila.


Como surgiu o Projeto


O Projeto Menstruação Solidária surgiu após a perita ambiental, Kamila Neri, se deparar com uma menina em seu primeiro ciclo menstrual utilizando papel ao invés de absorvente. Comovida pela situação, a perita resolveu se engajar em sua primeira ação social e buscou estabelecer parcerias com outras pessoas e entidades que já lidavam com população vulnerável em Maceió e região. Além disso, através de divulgação nas redes sociais, o projeto já recebeu doações de diversos lugares do Brasil.