Buscar
  • Algo Mais

Projeto Maceió Mais Verde

De acordo com o relatório da MapBiomas, foram derrubadas no Brasil 24 árvores por segundo no ano passado


Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria


A primavera é considerada a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que é neste período que ocorre a floração de diversas espécies de plantas. Mas com o grande desmatamento e destruição de áreas verdes, a beleza que floresce neste período do ano está cada vez mais ameaçada. Para conter este avanço, o projeto Maceió Mais Verde, capitaneado por professores, alunos e colaboradores do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), aproveita o início da estação para conscientizar a população da importância do plantio de novas árvores e plantas para a vida humana.


Segundo o relatório da MapBiomas, que é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução, aponta um surpreendente cálculo da velocidade da destruição. Pela primeira vez foi possível estimar quanto o Brasil perdeu de cobertura vegetal nativa a cada dia de 2020: foram 3.795 hectares desmatados em média, o que dá uma perda de 24 árvores a cada segundo durante todo o ano. No dia mais crítico de desmatamento, 31 de julho, foram desmatados 4.968 hectares, quase 575 m² por segundo.


“O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, modificando o clima, trazendo impactos sociais, afetando, assim, todos os seres vivos”, destaca o professor e coordenador de extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Victor Carnaúba, responsável pelo Maceió Mais Verde.


Movimento Sustentável


O projeto Maceió Mais Verde, desenvolvido há pouco mais de um ano por professores, alunos e colaboradores da Unit Alagoas, já realizou o plantio de cerca de 600 mudas em diversos bairros da capital. As ações visam incentivar a arborização urbana, transformando a paisagem e conscientizando as pessoas sobre a importância de valorizar o meio ambiente. Desta forma, o desenvolvimento sustentável acontece na prática nas comunidades, onde moradores e líderes comunitários, também colaboram com a ação.


“O projeto Maceió Mais Verde tem a missão de incentivar o plantio, colaborando com a formação cidadã, ensinando a respeitar e valorizar o meio ambiente, que promove e melhora nossa qualidade de vida”, ressalta Victor Carnaúba.


Com a chegada da primavera, o projeto segue realizando ações que ajudam a conscientizar os moradores e criar novas áreas verdes na cidade. A Extensão da Unit Alagoas, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realiza nesta quarta-feira (22) uma ação de plantio de mudas no bairro do Benedito Bentes. A intenção é que um grande grupo formado por colaboradores, estudantes e pessoas da comunidade participem do evento.