Buscar
  • Algo Mais

Projeto Vestindo Minha Família

Doze pessoas da Comunidade Cristo de Betânia, em Arapiraca, serão contempladas com aulas de Corte e Costura, além de oficinas sobre cooperativismo e empreendedorismo


Por Anna Sales - Algo Mais Consultoria e Assessoria


O Projeto Vestindo Minha Família inicia, nesta segunda-feira (16), sua primeira turma no interior de Alagoas. O local escolhido para a ação foi a Comunidade Cristo de Betânia, em Arapiraca. Ao todo, doze pessoas serão contempladas com aulas de Corte e Costura profissional. O projeto é uma parceria do Comitê de Desenvolvimento de Comunidades (COMOVIMENTO) da Sicredi Expansão com o Senac e o Sebrae Alagoas.


Após o sucesso da turma-piloto em Maceió, a segunda turma do Vestindo Minha Família é especial por ser em uma cidade do interior e por ter a primeira turma mista, pois será composta por 11 mulheres e um homem. Ao longo de quatro meses, o grupo terá acesso também a ciclos de palestras sobre educação financeira, marketing pessoal, além de desenvolvimento do empreendedorismo e cooperativismo.


“Nós estamos muito inspirados para esse segundo momento. Estivemos no dia 26 de julho na comunidade para uma triagem, buscando pessoas que tivessem o interesse ou já aptidão a ser desenvolvida em Corte e Costura. Estamos animados com essa turma por conta do engajamento da associação. Nós temos entre as alunas a Maria do Socorro e ela traz toda uma expertise na área da associativismo e sustentabilidade”, conta Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi.


Incentivo para crescer


Maria do Socorro é, simplesmente, a presidente da Associação de Reciclagem das Catadoras em Arapiraca (Ascara), e é só alegria com o novo curso. Ela também integra a Arte Mulher, uma associação de costureiras no Conjunto Mangabeiras - mais conhecido como o antigo lixão de Arapiraca - que, apesar de seus anos de estrada, está aberta a novos conhecimentos e oportunidades.


“Eu espero que a gente saia com muita felicidade desse curso, vai ser uma alavanca para nós na associação, na Ascara e para o pessoal da Comunidade. Na Arte Mulher já somos mais maduras, temos uns dez anos de estrada, e tivemos outras ajudas antes com o pessoal do Sebrae, mas acreditamos que sempre podemos trazer mais coisas para o que a gente faz e essas aulas vão nos ajudar muito a crescer mais”, comemora Socorro.


Além de Senac e Sebrae, também são parceiros da Sicredi Expansão na turma de Arapiraca a Unimed Metropolitana do Agreste, Laboratório Lacel e JC Doces Arapiraca. Além das aulas e palestras, os estudantes também terão o transporte de ida e volta garantido para o local do curso, no Senac Arapiraca.


A primeira turma do Projeto Vestindo Minha Família contou com dez mulheres do Vale do Reginaldo, em Maceió, que se formaram em maio de 2021. À época, as oficinas complementares foram ministradas voluntariamente por colaboradores da Sicredi através da COMOVIMENTO e, após a formatura, a cooperativa seguiu acompanhando de perto as costureiras com as devidas orientações para profissionalização, incluindo abertura de contas e levantamento de necessidades de microcrédito para início dos negócios.


Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).


*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.