A arquiteta Cris Nunes ressalta que buscar um bom profissional não é um luxo, e sim uma necessidade
Por Anna Sales – Algo Mais Consultoria e Assessoria
Ao começar uma obra ou reforma em sua residência, muitas pessoas ainda veem o arquiteto como um ‘artigo de luxo’. Porém, contratar um arquiteto, seja presencial ou a distância, não é um luxo e sim, uma necessidade. A escolha de um bom profissional impacta totalmente no dia a dia da família, na interação dos moradores com os ambientes, no aconchego e bem-estar.
A arquiteta Cris Nunes enfatiza que a falta de um profissional pode impactar em casas mal dimensionadas, ambientes escuros, com mobiliário sem proporção e harmonia. Outro impacto bem comum, segundo ela, é que o cliente tenha mais gastos, pois, provavelmente, precisará refazer muitos itens, que se apresentarão defeituosos com o tempo.
Mas como saber se estou contratando um bom profissional? Cris explica que é muito importante se fazer uma pesquisa prévia e saber se aquele arquiteto tem um perfil que combine com o seu e analisar se o estilo dele lhe agrada. “Isso não quer dizer que o profissional não possa projetar algo inusitado, até mesmo fora do seu estilo habitual. Porém, é interessante que haja identificação com o trabalho”, comenta.
Projetos à distância
A importância de um bom profissional é tanta, que o projeto pode ser feito à distância. Cris ressalta que o tempo para elaborar o projeto costuma ser semelhante ao atendimento presencial, às vezes pode ser até menor. Ela conta ainda que qualquer tipo de projeto pode ser feito on-line, porém alguns exigirão outras etapas, como estudo do solo e topográfico, dependendo da complexidade do terreno.
“Em um projeto on-line, é muito importante que haja um briefing bem feito, onde o arquiteto inicie o projeto munido de muitas informações sobre a família. Precisamos ser informados de curiosidades e até segredos familiares que farão a diferença no projeto. Com todas as informações precisas e com acesso às medidas do imóvel, além de fotos e vídeos do local, o profissional consegue fazer o melhor projeto, onde a distância não atrapalha em nada”, explica.
A arquiteta conta quais são as etapas de um projeto feito à distância:
· Reunião de entendimento das necessidades (briefing);
· Ajustes financeiros;
· Entrega de levantamentos físicos, com fotografias e vídeos;
· Apresentação do projeto através de vídeo chamada;
· Ajustes necessários após alinhamento do projeto;
· Detalhamentos de todos os projetos;
· Solicitação de orçamentos;
· Acompanhamento das execuções através de fotos e vídeos;
· Conclusão com 100% de aprovação dos clientes.
Comentarios