Buscar
  • Algo Mais

Você sabe o que são as soft e hard skills?

Entenda como elas funcionam e as use a seu favor!


Por Algo Mais Consultoria e Assessoria com Assessoria Unit/AL


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) projeta que ainda em 2022 o número de desempregados no Brasil chegue a 14 milhões. Para enfrentar essa dura temporada, alguns conhecimentos técnicos são importantes para ajudar um candidato a ganhar destaque durante uma entrevista de emprego. E um desses diferenciais são as skills, que dizem respeito às habilidades, e elas se dividem em duas: soft skills e hard skills.


Segundo a analista de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Polyana Barbosa, o mercado está muito dinâmico e competitivo, fazendo com que as empresas busquem por profissionais acima da média, que apresentem capacitação e habilidades que ajudem a desenvolver seus trabalhos com eficiência.


As soft skills estão relacionadas diretamente às habilidades interpessoais do candidato, como ele irá se comportar em seu ambiente de trabalho e com as pessoas em sua volta, e algumas dessas skills são: comunicação; proatividade; capacidade de persuasão; trabalhar em equipe e sob pressão; e resolver conflitos.


Já as hard skills dizem respeito às capacidades técnicas conquistadas em cursos, treinamentos, leituras, entre outros, e as principais são: conhecimento de língua estrangeira; graduação/cursos técnicos; pós-graduação; domínio das mídias sociais; e treinamentos técnicos.


Muitas vezes, o que ocorre é que o candidato tem essas aptidões e conhecimentos, mas não sabe que elas são valorizadas durante os processos seletivos. Ou até mesmo, não utilizam esses conhecimentos de maneira correta a seu favor. “Os profissionais podem despertar essas habilidades, no entanto, é preciso identificar suas limitações e compreender que elas precisam ser melhoradas em alguns sentidos, como, por exemplo, realizando cursos de oratória”, ressalta Polyana Barbosa.


A analista ainda destaca que diante de um cenário como o do mercado brasileiro, quem tiver as melhores skills se diferenciará dos demais. “Por isso, é importante não se contentar com o que já sabe, e constantemente buscar mais conhecimentos, unindo a experiência, capacitação técnica e habilidades diferenciadas”, recomenda.