Buscar
  • Algo Mais

Evento ofertará ações para a comunidade

No evento ainda será celebrado casamento coletivo com vagas limitadas, que podem ser preenchidas até esta quinta-feira, 5


Por Carol Amorim - Algo Mais Consultoria e Assessoria


No próximo dia 28 será realizada a 14ª edição do Fórum de Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL). No evento, ocorrerá um casamento coletivo com vagas limitadas, mutirão processual, ações de saúde e oficinas de capacitação. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e neste ano voltará a ser presencial, das 8h às 17h, no Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.


Entre as atividades que serão ofertadas no evento estão o autoexame de câncer da boca, coordenada pelo curso de Odontologia; limpeza de pele, realizada pelo curso de Fisioterapia; oficina voltada a psicoeducação em primeiros cuidados psicológicos, ministrada pelo curso de Psicologia, entre outras ações de saúde e cuidados preventivos.


Docentes e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharias farão oficinas práticas de Excel, criação de currículos e consultoria de projetos básicos.

“A ideia foi propor oficinas bem práticas para tentar atender demandas comuns da comunidade. As oficinas serão ministradas por professores dos cursos da área de Exatas, mas teremos também alunos como monitores”, disse o professor Jonas Cavalcante.


Vagas limitadas para casamento coletivo


Para quem deseja aproveitar o mês das noivas para oficializar a união pode participar do casamento coletivo. Ainda restam pouquíssimas vagas, mas elas só poderão ser preenchidas até esta quinta-feira, 5. Segundo Patrícia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit/AL, a emissão de documentos para o casamento deverá ser providenciada antes do dia do evento para que, durante o mutirão, seja realizada apenas a celebração do matrimônio.


“Neste ano, teremos que atender ao provimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que pede que a certidão de nascimento ou de casamento com averbação tenha um prazo máximo de 120 dias de sua emissão”, conta.


Mutirão processual


Para quem precisa de outros serviços que serão ofertados pelo curso de Direito, através do NPJ, os seguintes atendimentos:


- Alvarás para óbitos e pensão retida (valor de até três salários mínimos);

- Divórcios consensuais;

- Suprimento de registro civil de óbito;

- Acordos quanto à guarda, visita, oferta de alimentos e pagamentos;

- Retificação de registro de nascimento;

- Retificação de registro civil de transgêneros (modificação de gênero e nome);

- Retificação de registro de óbito;

- Retificação de registro de casamento;

- Justificação de registro de óbito;

- Emissão de 1ª via do Registro Geral.


O NPJ já realiza esses atendimentos à população e dará continuidade durante o Fórum Regional de Desenvolvimento. Os serviços podem ser agendados presencialmente de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na sede do NPJ, que fica no campus da Unit/AL ou através do número (82) 99374-4871 (Whatsapp).