Iniciativa da Agreste Saneamento reduz o desmatamento de áreas ambientais utilizadas para produzir os tijolos convencionais
Por Elzir Souza - Algo Mais Consultoria e Assessoria
Com a missão de adotar medidas produtivas para reduzir o impacto ambiental, a Agreste Saneamento - empresa do grupo Iguá Saneamento - desenvolve na região do agreste alagoano projetos inovadores na área da sustentabilidade. Um deles, é o reaproveitamento do lodo, retirado a cada dois meses das unidades dos municípios de São Brás e de Arapiraca, para a fabricação de tijolos ecológicos.
O lodo é um resíduo que surge durante o processo de tratamento da água. Ao todo, cerca de 360 toneladas do material deste processo são armazenadas para que ocorra a desidratação até que fique na consistência de argila.
O reaproveitamento da substância é uma alternativa sustentável para reduzir o impacto ambiental com o descarte do, como ressalta a diretora-geral da Agreste Saneamento, Ângela Lins. “Nossa operação destina corretamente os resíduos, minimizando os impactos ambientais e contribuindo, assim, para o aumento da vida útil das jazidas de argila.
A sustentabilidade ambiental pode ser um caminho para gerar oportunidade de renda e emprego. É o que aponta o estudo Inclusão Produtiva e Transição para a Sustentabilidade, produzido pela Fundação Arymax, B3 Social, Instituto Golden Tree e Instituto Itaúsa, que buscam alternativas sustentáveis e inclusivas do ponto de vista ambiental e social.
“Além do licenciamento de cerâmicas locais e o manejo adequado desse material, o trabalho de sustentabilidade promovido pela Agreste Saneamento ajuda a fomentar a economia da região. A destinação do lodo para a fábrica de cerâmica reflete na contratação de mão-de-obra para suprir a demanda de construção de tijolos”, destaca Ângela Lins.
A Agreste Saneamento também planeja utilizar o máximo do resíduo que surge durante o tratamento da água, além do lodo. Com isso, a empresa segue realizando pesquisas para consolidar projetos que irão contribuir com a preservação do meio ambiente.
Sobre a Agreste Saneamento: Há mais de 12 anos em Alagoas, a Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), através de uma Parceria Público-Privada (PPP), para captar, aduzir e tratar água, duplicando a capacidade de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando cerca de 400 mil pessoas. Ao longo deste período, a Agreste Saneamento vem se destacando pela qualidade na prestação do serviço, marca empregadora, contribuição ativa para a preservação do meio ambiente, ações sociais junto às comunidades, credibilidade institucional e bem-estar dos seus colaboradores. Com base no DNA sustentabilidade, desenvolve projetos e ações como a utilização do lodo de ETA para fabricação de tijolos e a destinação das geobags para agricultores da região. Eleita por 7 vezes consecutivas como uma das melhores empresas para se trabalhar, com destaque no ranking regional em Alagoas pelos anos de 2018, 2022, 2023 e 2024, a Agreste coleciona diversos prêmios. Eleita em 2020 como case de sucesso pelo Instituto Trata Brasil, em 2018 adquirindo o Troféu Alagoas Verde pelo IMA – Instituto Meio Ambiente AL, foi premiada pela ABES em 2022 com o Projeto Monitoramento de Energia ativa e reativa no PNQS 2022 – PEOS (Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental) e 2023 com o Projeto Gestão de Pessoas PNQS 2023 – IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental). Além disso foi agraciada e reconhecida pela ABCON com dois projetos nas categorias: Inovação e Técnica (2022).
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia gerida pela IG4 Capital, a Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.
Comments